quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Músicas para casamento

Esse assunto será recorrente nesse blog até 2014, pois música é algo muito importante para mim e eu tenho um gosto bem peculiar. Enfim, há algumas músicas que gostaria que fossem tocadas na cerimônia e na recepção, pois representam o que sentimos pelo outro e a nossa personalidade.

No geral, eu sempre preferi as coisas clássicas às modinhas e por muito tempo na minha vida eu fiz questão de optar pelo diferente. No meu casamento não poderia ser diferente, pretendo transitar nos extremos: ou o clássico ou o super diferente. Se depender de mim, nossos convidados vão participar de uma festa que tenha a marca do casal.

E a música é um dos elementos importantes para que isso aconteça. Por exemplo, não sei se o padre vai permitir, eu gostaria de entrar na Igreja ao som de Are You the One do Scorpions. Não é uma música muito conhecida da banda e, infelizmente, só foi gravada uma versão dela e não tem um arranjo muito bom para casamento. Sendo assim, tenho dois desafios: um é conseguir a autorização do padre e a outra é conseguir uma banda disposta a tocar essa música aprimorando o arranjo.
A letra é assim:

Another rainy morning
People rushing by
My head is still in the clouds

I dream with open eyes
Suddenly out of nowhere
She came into my life
Like we know each other
For quite a while

In the sound of silence
Time is standing still

There's some kind of bond between us

That's givin' me the chill
Do you really wonder
That we can burn the sky
It's written a thousand years ago
In the book of life

Are you the one that God had made for me
Are you the one who's always in my dreams
The one who keeps me goin'

When I can't go on
The one that I've been waiting for
For so long

Oh, yeah
Suddenly out of nowhere

She came into my life

Are you the one that God had made for me

Are you the one who's always in my dreams
Are you the one that God had made for me
Are you the one who's mine eternally

The one who keeps me dreamin'

When I'm sad and tired
Who gives my life a meaning
Till the day I die

Are you the one

Outra música que gostaria muito que tocasse na cerimônia é Nothing Else Metters do Metallica (que ouço quase todos os dias). Como é uma música muito bonita e como tem um arranjo que permite várias adaptações, há várias versões dessa música e algumas são belíssimas. Para a minha surpresa, essa é uma música bastante comum em casamentos. Na verdade, pensando melhor, nem sei porque fiquei surpresa, pois é uma excelente opção para os noivos fãs de rock fugirem desses clichês água com açúcar.

Abaixo coloco dois videos, o primeiro é da versão do Metallica que mais gosto. Recomendo que, se você puder, coloque o vídeo para tocar enquanto lê esse post. Tremo toda quando o James Hetfield canta a primeira estrofe: 
"So close no metter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else metters"

Na segunda estrofe eu sempre sinto como se a letra tivesse sido escrita para nós dois, pois de fato nunca nos abrimos assim para ninguém e vivemos a nossa vida do nosso jeito como se nada mais importasse.

"Never opened myself this way

Life is ours, we live it our way

All these words I don't just say

And nothing else matters"

Quando, na terceira estrofe o Hetfield canta de forma mais incisiva como se quisesse dar mais força  à mensagem eu me tremo novamente, pois nos identifico em todos os verso dessa música.

"Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters"

E o refrão me faz ter vontade de dançar. Sabe aquelas valsas em que os casais vão rodando pelo salão quando a música ganha mais identidade? Se o meu noivo topasse, deu vontade de contratar um coreógrafo para nos ensinar a dançar essa música para fazer bonito no casamento. Mas acho que o empenho do meu noivo em satisfazer não chegaria a tanto. Ou chegaria?

Já essa versão da Apocalyptica é só instrumental e é belíssima. Inclusive, devido a ela eu fiquei viciada na banda também.

Mas uma coisa que me chamou a atenção foram as indicações de músicas de rock para casamento. Wind of Change e Still Loving You do Scorpions estão na lista e, a meu ver, não têm nada de romântica. A primeira é inspirada nos "ventos de mudança" que tomaram de conta da a Europa com  o fim da Guerra Fria, com o fim da União Soviética e com a queda do muro de Berlim. Apesar de o casamento ser uma mudança, mas a música fala claramente de um outro tipo específico de mudança. Enfim, amo Wind of Change, adoro assobiar a introdução da música quando estou dirigindo, mas não a quero no meu casamento. 

Still Loving You também é linda, lenta, boa de dançar abraçadinho (já sinto o balançar daquela saiona do vestido), mas não a quero no meu casamento também. Gente, a música fala de alguém que está disposto a reconquistar o amor de outrem. Uma música que diz "I will try to change/ things thar killed our love" não é música para casamento. 

Eu sou muito besta com essas coisas, sei que a banda vai tocar "I Will Survive" porque anima os convidados. Mas, se dependesse só de mim, no meu casamento não seriam tocadas músicas de corações partidos. O mesmo vale para aqueles que disseram, quando era moda, que Sexed Up do Robbie Williams era a música do casal, provavelmente porque não sabe inglês o suficiente para perceber que o último verso da segunda estrofe diz "Eu espero que você se exploda!". A melodia da música é triste, mas a letra é totalmente o oposto do que se espera em um casamento. Quando essa música era hit nas rádios eu fui a um casamento em que a primeira dança dos noivos foi ao som dessa música e eu pensei "Ninguém avisou a esse povo que a música é o oposto do romântico?"

Certo, ninguém é obrigado a saber inglês. Mas é para isso que existem sites que trazem a letra já traduzida. Mal traduzidas como as legenda dos filmes e dos seriados que assistimos no cinema e na tv, mas pelo menos servem para dar uma noção do que a letra quer transmitir.

Outra música que já vi indicarem como opção para casamento, inclusive especificamente para a entrada do Noivo é I'm Yours do Jason Mraz. Se tiverem curiosidade procurem a letra dela no google... 

Se eu for falar aqui de tudo, terei que escrever um tratado. Então, fico por aqui e deixo apenas o conselho: cuidado com a letra das músicas que vocês escolherem para não transmitir uma mensagem errada. Esse assunto não se esgota aqui, provavelmente terei mais posts sobre músicas no casamento.

Post original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário