quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Planejando um casamento sem saber por onde começar




O ano já começou e é hora de voltarmos aos nossos afazeres. Afinal, as nossas obrigações não se resolvem sozinhas. Há uma pilha de livros esperando por mim e uma dissertação para concluir. Há uma série de coisas que preciso estudar para os concursos que estão por vir. Há uma infinidade de providências que precisamos começar a tomar com relação ao apartamento e há uma lista enorme de coisas do casamento para dar conta.

Como esse espaço não é dedicado às discussões acerca dos meus estudos básicos ou das minhas pesquisas acadêmicas, limito-me apenas a tratar dos tipos de relação consumo que fazem parte da minha atual realidade: reforma/decoração de apartamento e festa de casamento.

Desde que ficamos noivos, em maio de 2012, muita coisa aconteceu. Com relação ao planejamento do casamento, hoje eu vejo que errei muito. Parte porque eu não tinha a menor experiência no assunto (nem interesse, até recentemente) e parte porque eu sou ansiosa e cabeça dura.

Para quem está pensando em casamento, a principal dica que eu dou é: tenha paciência e se informe de tudo. E, nessas pesquisas, achei um site super legal dedicado ao assunto, o http://www.vestidadenoiva.com. Lá tem um post que dá um norte para aqueles que estão perdidos: Por onde começar?

Nos é orientado seguir esses passos:
  • Definir o estilo da festa;
  • Definir o orçamento da festa;
  • Definir a lista de convidados;
  • Escolher a data e o local;
  • Pesquisar bastante.
O meu começo de tudo foi muito atrapalhado. A primeira coisa que eu decidi foi a data, porque vi que em 2014 a data que eu queria seria um sábado (começamos a namorar e ficamos noivos no mesmo dia do mês em que iremos nos casar em 2014). Na ânsia de fazer um orçamento para a festa, fui pesquisar os preços dos fornecedores e me assustei quando vi que corria o risco de não ter os fornecedores que eu achava que queria naquela data se não os contratasse logo. 

Para mim parecia coisa de outro mundo ver que as pessoas contratavam coisas para casamento com cerca de dois anos de antecedência. Nessa ânsia, me dei pouco tempo para decidir o estilho básico da festa.

Quando começamos a pensar na possibilidade de um dia nos casarmos, eu pensei em um casamento na praia. De preferência na praia em que começamos a namorar. Então eu esbarrei no primeiro problema: a Igreja Católica Apostólica Romana não permite a celebração de casamento fora dos templos. O segundo problema seria a acomodação dos convidados. Como a praia não é assim tão perto, teria que ser uma espécie de Destination Wedding, o que inviabilizaria a festa porque ficaria inviável para muitos familiares meus.

Vejo esses videos de casamento na internet e fico babando por essas cerimônias em locais abertos em um fim de tarde. O Iate Clube seria uma boa opção, se abríssemos mão de uma cerimônia Católica Apostólica Romana e fizéssemos uma celebração na Igreja Católica Brasileira. Mas há um problema a ser considerado: o calor. Os videos não mostram isso, fica tudo lindo, mas aqui é muito quente e eu me imagino derretendo naquele vestido de noiva. Eu me conheço, sei que fico pessimamente humorada quando fico suando e há um agravante: em lugar com muito vento o meu cabelo vai se soltando do penteado aos poucos e fica me irritando. 

Vale a pena fazer um casamento ao ar livre só porque é mais bonito sabendo que não combina muito com o seu perfil? Eu até titubeei um pouco, mas me convenci de que não seria uma boa opção. Titubeei porque sou do tipo que ama coisas bonitas acima de muitas coisas, inclusive do conforto. Compro sapato porque é bonito, mesmo que esteja trucidando o meu pé. Mas como o dispêndio financeiro em uma festa de casamento é muito superior a da compra de um calçado, acho melhor primarmos pelo conforto mesmo que em detrimento da beleza. Já imaginou como deve ser horrível uma noiva com cara de abusada boa parte da festa?

Dado isso, escolhi um estilo mais comum para o casamento: cerimônia na igreja e recepção em um buffet. O que nos resta, se quisermos fazer algo original, é cuidarmos para que os detalhes da festa sejam a nossa cara.

Mas, para vocês ficarem com um gostinho do que eu fiquei, posto um video do studio que contratei para o nosso casamento. Esse casal aí fez tudo no Iate Clube, achei lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário