segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

18 a 12 meses antes do casamento



Eu estou na fase dos "18 a 12 meses antes do casamento", o check-list do programinha que baixei sugere que nesta fase devemos:

  • definir a data do casamento e em seguida reservar a data nos locais onde serão realizadas a cerimônia e a recepção; (Isso eu já fiz e já expliquei aqui no blog)
  • contratar uma assessoria de casamento. (Isso eu não fiz). Aconselha-se contratar uma assessoria porque ajuda a reduzir os riscos de esquecimento e erro, além de permitir que os noivos sejam encaminhados aos melhores fornecedores (que tenham a melhor relação custo-benefício) e dar dicas de como economizar e personalizar o casamento. Acredito não ter sido uma decisão muito acertada não ter contratado uma assessoria de casamento, mas é porque eu gosto de me sentir no controle da situação e a ideia de ter alguém coordenando tudo não me agrada. Tenho a ilusão de que é mais gostosos organizar tudo assim e contratar o serviço de cerimonialista somente para o dia do casamento.
  • após definir a data, iniciar as pesquisas dos fornecedores mais dispendiosos - buffet, decoração, música (cerimônia e recepção), iluminação, fotografia e filmagem. Desses eu apenas não contratei ainda a decoração, mas já tenho ideia de quem será o meu fornecedor. Aconselha-se que os noivos pesquisem na internet e conversem com quem já contratou esse tipo de serviço. Cerque-se de fornecedores com um bom histórico na prestação de seus serviços para reduzir os riscos (festa de casamento é um exercício de gerenciamento de contratos e precisamos reduzir os riscos, pois o momento é único e o dinheiro empregado é alto). Imaginem os danos morais e materiais causados aos noivos caso um desses fornecedores não cumpra o contrato. Então, o ideal é sempre tomar muito cuidado. Pense como se o seu casamento fosse uma empresa e administre a contratação da forma mais profissional possível, solicite pelo menos 3 orçamentos de cada item, agende reuniões e conheça o serviço de perto. Após escolher o fornecedor, leia o contrato com calma (eu alterei o contrato de muitos dos meus fornecedores, praticamente reescrevi o da banda), esclareça todas as dúvidas que possam surgir e NUNCA assine antes de ler.
  • O espaço reservado para a recepção dispõe de gastronomia própria? Então defina o estilo de festa, escolha o que será servido, iniciem as pesquisa e degustações para decidir qual menu se adequa ao gosto e às necessidades do casal (e dos convidados).
  • Contrate fotografia e filmagem. Nesse item eu confesso que gastei bastante. Meu fotógrafo é o Fábio Meireles e a minha filmagem será do Studio Thell. Pois acredito que esse é o serviço mais importante a ser contratado, uma vez que é a forma que os noivos têm de verem como foi a festa, os detalhes da decoração, etc. É a forma mais concreta de recordar um dos momentos mais importantes da vida do casal. Então, decidi não economizar e aconselho que, quem puder, faça o mesmo. Contrate um excelente profissional para que as imagens desse dia sejam eternizadas de uma forma poética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário