quinta-feira, 6 de junho de 2013

Carol Chocolates e o respeito ao consumidor


Em um outro blog eu digo que "Eu não ganho o meu dinheiro apanhando, não quero gastá-lo sofrendo". Na verdade, o Código de Defesa do Consumidor tenta nos garantir que a experiência consumerista não nos seja danosa. Afinal, parte-se do pressuposto de que o risco do empreendimento pertence ao empresário e não deve ser repassado ao consumidor.

No entanto, vivemos experiências tão desagradáveis nas nossas relações de consumo que quando alguém age da maneira correta ficamos extremamente satisfeitos. E foi assim com a Carol Chocolates. Dia 1º de junho comemorei o aniversário do meu noivorido e aproveitei para convidar os padrinhos dele de casamento. 

Decidimos que iríamos contratar os nossos bem casados com a Carol porque ele adorou os de canela que levei para que ele provasse quando da minha primeira visita à loja. De lá para cá ele não quis mais considerar nenhum outro bem casado, decidiu por aquele de canela e pronto. Dado isso, dia 24 de junho fomos à Carol Chocolates contratar os tais bem casados e aproveitei para contratar alguns para o aniversário dele.


Como a loja estava lotada e não havíamos marcado horário, a vendedora que me atende estava ocupada e, para a nossa felicidade, fomos atendidos pela própria Carol. Foi super agradável, nos foram entregues 2 bem casados para provarmos e 9 chocolates para degustação. Quando o Gui falou que queria especificamente o bem casado de canela, a Carol pediu para a funcionária trazer um para ele. Momentos depois a funcionária chega com um brownie e um bem casado de canela. Conversamos tanto com a Carol que comemos quase tudo, exceto por um bem casado normal que eu pus na bolsa para comer depois (sim, eu sei que é a cara da favela, mas ninguém é de ferro). 

Enfim, deixamos bem claro que queríamos os bem casados de canela. No dia da festa recebi uma ligação avisando que já estava tudo pronto e confirmei se eram mesmo de canela. A moça que me ligou foi conferir e confirmou que estava anotado no pedido que eram de canela. No entanto, qual não foi a nossa surpresa quando, na festa, vimos que nenhum deles era de canela.


O Gui ficou frustrado e eu chateada. Eu queria que tudo saísse perfeito, mas não saiu. Queria que a ss sobremesas fossem coisas que o Gui gostasse e que nossos convidados pudessem provar dos bem casados de canela antes do casamento. Como o Gui não gosta muito do bem casado tradicional, para ele foi como se não tivesse recebido bem casado algum.
Então, fiz algo que tem virado rotina para mim: mandei um e-mail reclamando. Sim, aprendi a reclamar depois de muito apanhar por aí. Segunda-feira a Carol me disse no instagram que me ligaria no dia seguinte. De fato, no dia seguinte recebi uma ligação da funcionária que me atendia. Foi melhor não ter recebido ligação alguma, pois ela parecia estar mais preocupada na bronca que ia levar e chateada pelo fato de eu ter contratado outros serviços com outra vendedora em um evento do que em minimizar os efeitos da minha chateação (e da preocupação com os dois pedidos de bem casado que receberei no futuro).


Hoje veio um rapaz com uma sacola da Carol e um cartão endereçado a mim. O cartão escrito a mão pela própria Carol pedindo desculpas pelo infortúnio acontecido e metade dos bem casados que pedi (no sabor correto dessa vez);


Hoje a campainha tocou à minha procura. Era um rapaz com uma sacola da Carol e um cartão endereçado a mim. O cartão escrito a mão pela própria Carol pedindo desculpas pelo infortúnio acontecido e metade dos bem casados que pedi (no sabor correto dessa vez). 

Não é a primeira vez que vejo deles um ato de gentileza desses. No início de maio, a Carol mandou entregar uma caixa com 9 chocolates para que o Gui pudesse provar, já que ele vive viajando. Inclusive, eles apressaram a entrega dos chocolates porque logo após o almoço iríamos viajar e começamos a degustar os chocolates no aeroporto e terminamos no nosso destino (comemos de pouquinho em pouquinho para aproveitarmos essas delícias por mais tempo).

Enfim, problemas no atendimento, erros na entrega do pedido, funcionário que não é proativo ou mesmo que não tem lá muito tato com os clientes todo mundo está sujeito a ter. Mas lidar com isso dignamente pouca gente sabe fazer. E é por isso que dedico esse meu post de hoje a narra o acontecido. 






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