segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

12 a 9 Meses Antes do Casamento


Esse blog já me deu uma satisfação imensa. No início ficava triste porque recebia poucos comentários aos meus posts (sim, pareço sofrer de carência aguda "shame on me"), mas percebi que as pessoas liam até com certa frequência porque os amigos me procuravam para dizer "Eu vi no teu blog..." Vocês não têm ideia de como é gostoso saber que não falamos para as paredes.

Mas tive o auge da minha satisfação quando vi que através do blog pude ajudar alguém. Algumas pessoas me procuraram pelo chat do facebook para fazer perguntas, tirar dúvidas e eu pude ajudá-las com o pouco que aprendi nesse processo todo.

Confesso que essa coisa toda de organizar casamento está me deixando apaixonada. Às vezes fico um pouco estressada também. É muito gostoso pensar em detalhes da cerimônia, da decoração, escolher música, pensar nas lembrancinhas, nos mimos aos padrinhos e aos pais, se faremos ou não um convite especial aos padrinhos (tenho muita vontade de convidá-los para um jantar e entregar um convite diferenciado). Enfim, são tantos detalhes e tanta coisa gostosa para pensar. O que estressa é a falta de dinheiro. Por que eu não sou filha do Abílio Diniz, do Roberto Justus ou do Eike Batista?

Se eu não fosse tão apaixonada pela minha profissão, acho que entraria nesse mercado de casamento.

Ainda falta pouco mais de um ano e três meses para o nosso casamento, mas não custa nada nos anteciparmos. Da lista dos "18 a 12 meses antes do casamento" que postei, a única tarefa não cumprida foi a contratação da assessoria de casamento. 

Excetuando a Gabi, que já elogiou publicamente a assessora dela, todas as pessoas que conheço que contratou esse tipo de serviço me disse que o ponto positivo é que eles te dão um norte e diminuem o seu trabalho, o ponto negativo é que querem impor a vontade deles no seu casamento.

A minha sogra estava contando a história de uma amiga que foi fazer os 15 anos da filha e a menina era apaixonada por cajuzinho. Quando disse que queria que tivesse cajuzinho entre os docinhos, a assessora tentou ao máximo impedi-la de colocar esse doce na festa porque era brega. Eu acho que há limites, se a pessoa quer entrar com uma melancia pendurada no pescoço, acho válido que alguém tente dissuadi-la com argumentos lógicos. Porque, se a pessoa insistir em fazer algo que notoriamente não é apropriado, o terá feito consciente dos efeitos que serão causados. Mas pequenas coisas que dão identidade ao dono da festa devem ser respeitadas. Se não está mais na moda servir cajuzinho e os donos da festa quiserem servi-los, que o façam. Quem quer se sentir um peixe fora d'água na própria festa?

Entendo que esses profissionais devem orientar seus clientes a evitar gafes e afins, mas em hipótese alguma devem tratar a festa como se fossem deles. Então, como eu me recuso a gastar o meu dinheiro sofrendo, optei por contratar uma assessoria parcial, ainda não o fiz, mas acho que estou no prazo. Pelo menos já pedi orçamentos para considerar.

Pesquisando mais um pouco vi que há indicações do que fazer no período de 12 a 9 meses antes do casamento. Recomenda-se que:
  • O noivado seja oficialmente anunciado. Às vezes, como foi o nosso caso, mal houve noivado. Mas a oficialização, a meu ver, envolve a divulgação do casamento para os interessados, normalmente os pais, irmãos e amigos mais próximos dos noivos.
  • Escolher a moradia. Vocês ainda não sabem onde morar? Está mais do que na hora de decidir isso. Mesmo que os noivos resolvam morar de aluguel, procurar imóvel demanda tempo. É bom que isso seja feito com calma para evitar que seja feito um mau negócio e para evitar que os noivos se casem e fiquem sem ter onde morar (o que é absurdamente comum, mas desagradável).
  • Decorar a moradia. De fato, os noivos costumam ganhar muitos presentes com o casamento. Mas cada um decide como pôr em prática essa parte. Uma amiga minha praticamente já montou a casa toda antes de casar, os presentes de casamento foram mais para os detalhes do que para o básico. Tradicionalmente os padrinhos dão coisas como geladeira, fogão, microondas, máquina de lavar roupas, TV... Então, li um blog de mãe de noiva aconselhando a começar comprando as coisas mais improváveis de serem recebidas através de presentes. Nós vamos contratar um arquiteto para fazer os nossos projetos e pretendemos começar pelos móveis do quarto de casal e da cozinha. Como tudo toma muito tempo e provavelmente iremos fazer pequenas obras no apartamento quando ele for entregue, acho que tudo só estará pronto muito próximo da data da cerimônia religiosa.
  • Montar o site do casamento. Não sei qual a utilidade disso porque não conversei com ninguém que tenha aderido a esse tipo de serviço. Na busca da internet que fiz só vi  declarações positivas, mas como era em depoimentos do próprio site que vende o serviço não dou total crédito.
  • Escolher o vestido, o sapato, as jóias, etc. Eu já tenho as jóias, falta o vestido e o sapato. A bem da verdade, o vestido e a decoração provavelmente serão as minhas próximas contratações. 
  • Atualizar a lista de convidados. No início foi necessário fazer um levantamento do número de convidados para ter noção do tamanho da festa. Agora é imprescindível que essa lista seja revisada. Faça uma lista organizada, no excel ou em outro programa parecido, com o nome completo dos convidados, endereço, telefone e e-mail, para que os convites sejam caligrafados corretamente e o R.S.V.P seja efetivo (caso opte por utilizá-lo). Esse banco de dados é bom porque o casal pode utilizá-lo para controlar os presentes recebidos. Afinal, ninguém quer ficar todo enrolado na hora de enviar os cartões de agradecimento que, apesar de ter caído em desuso, acho super educado.
  • Procurar o celebrante. Caso a cerimônia não seja realizada na Igreja (ou se o for, se vocês tiverem alguma restrição ao celebrante da Igreja escolhida), é bom procurar logo um celebrante, pois a agenda deles é disputada. Para vocês terem ideia, a igreja São Vicente, em Fortaleza, abriu a agenda de 2014 em dezembro de 2013, em fevereiro já não havia mais sextas e sábados de 2014 disponíveis. Então, muitas vezes, esse detalhe deve ser procurado com bastante antecedência se possível.
  • Defina e contrate as bebidas alcoólicas. No nosso caso, serviremos cerveja (que o nosso buffet nos obriga a contratar diretamente com eles), whisky (recomenda-se 12 garrafas para cada 100 convidados, nós só temos uma caixa, ainda falta comprar as outras duas), espumante (ainda não decidi qual), mesa de coquetéis (pretendo contratar com o buffet uma mesa de coquetéis, também somos obrigados a contratar com eles, mas para quem vai casar em buffet que não fere o Direito do Consumidor como o nosso o faz, recomendo que pesquise preço e qualidade antes de contratar). Considere consignar uma parte das bebidas.


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