Primeiro vejam esse vídeo para vocês chorarem junto comigo (gente, "eu ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar").
Locação
Segundo o Procon-SP, para economizar, muitos casais e padrinhos acabam optando pelo aluguel da roupa e de acessórios. O primeiro passo é consultar pessoas conhecidas que se utilizaram desse tipo de serviço e fazer uma minuciosa pesquisa entre as lojas do mercado. Verificando, inclusive, se há um pacote extensivo ao noivo, padrinhos, dama de honra, e se o custo é mais interessante. Em alguns casos o cliente pode escolher o modelo que deseja, a loja confecciona e faz o primeiro aluguel para esta pessoa. Avalie quais as vantagens desta possibilidade.
Eu ainda não comecei a fazer essa pesquisa, até porque o casamento ainda vai demorar. Mas, como eu conheço a minha ansiedade e a minha curiosidade, não tardará para eu sair a procura de vestido comparando preços. Primeiro porque, como não conheço esse mercado, não me sentirei confortável se não explorar bem as minhas possibilidades. E segundo porque a minha vontade é de comprar o vestido (sim, eu sei que não sai barato comprar), então preciso pensar bem. Inclusive, se for o caso, fazer um orçamento comparativo para ver se vale mesmo a pena viajar para os Estados Unidos para comprar coisas para o casamento e para o enxoval como muitos recomendam.
Lembrem-se de que acordos verbais devem ser descartados. Gente, a palavra voa com o vento. Escrevam, por favor!!!! É imprescindível exigir um contrato detalhando: tamanho, cor, tecido, modelo, apliques; data de entrega e devolução; como serão solucionadas situações em que ocorra algum dano ao traje; valor e condições de pagamento. Se a empresa exigir que o consumidor se encarregue de lavar as peças antes de devolvê-las, deve especificar no documento o tipo ideal de lavagem.
É, crianças, estão pensando que é só ficar linda no dia da cerimônia? Casar dá trabalho. E é que desde que eu desconfiei que íamos casar venho pentelhando aqui e ali as noivas que conheço fazendo perguntas para me preparar e também estou começando a planejar tudo com bastante antecedência. Se ainda assim, já me estressei, já pensei em desistir da festa, já chorei, imagine quem começa a preparar tudo em cima da hora..
E tem mais, quando for no momento da retirada e entrega da roupa é fundamental uma minuciosa vistoria das peças (nesse dia, já que não dá para levar o noivo, vou levar a minha mãe, ambos têm um olho atento a detalhes). Para evitar problemas, o ideal é fazer um documento, assinado entre as partes, do estado em que foram entregues e as condições em que foram devolvidas.
Costureira
O Procon-SP alerta que antes da contratação, é bom que você pesquise preço e qualidade, informando-se junto a conhecidos que já tenham utilizado este tipo de serviço.
Uma vez escolhido o profissional, procure fazer um orçamento por escrito para evitar eventuais mal entendidos. Nesse documento, que vale também como um contrato de prestação de serviço, devem ser relacionados itens básicos como preço da mão-de-obra, do material, dos acessórios e que tipo de tecido. É necessário deixar explícito quem ficará responsável pela aquisição desse material. Todo prestador de serviço é obrigado a fornecer orçamento (que pode ser cobrado, desde que informado com antecedência).
Descreva detalhadamente tudo aquilo que será realizado, utilizando croquis, fotos ou desenhos. No contrato ou orçamento exija que constem prazos de provas e de entrega do serviço.
Agora eu pergunto, alguém conhece alguma costureira para vestidos de noiva em Fortaleza???
Traje pronto
O Procon-SP lembra também que existem lojas especializadas que possuem profissionais que criam e confeccionam trajes para noivas e madrinhas, oferecem arranjos para cabeça e mãos, além de "dia da noiva" e transporte.
A noiva pode optar por mandar fazer um vestido a seu gosto e usufruir da primeira locação ou adquiri-lo.
Seja qual for a escolha, tudo o que for combinado deve ser registrado em contrato: valor e forma de pagamento, data de vencimento e percentual de juros quando parcelado; multa e juros por atraso no pagamento; cláusula de cancelamento; número e data das provas; data de entrega do vestido pronto; se é locação (verificar item "locação de traje") e, se arranjos de cabeça e mãos estiverem inclusos, discrimina-los.
Se for utilizar os serviços relativos ao "dia da noiva" oferecidos pela loja, tudo deve estar definido e discriminado em contrato (ver item "dia da noiva").