Sempre fui uma pessoa muito cética, mas de uns tempos para cá venho mudando muito isso. E depois que fiquei noiva passei a dar mais atenção a essa história de "sorte" e de "azar" no dia do casamento. Mas o meu interesse em pesquisar isso mais a fundo surgiu após o comentário da Gabi ao post sobre a Amsterdam Sauer, então fui procurar na internet algumas superstições acerca do casamento.
Com relação às pérolas, achei no
google a seguinte história:

"
Os hindus mediam, calculavam e determinavam as horas do dia com o auxílio de um cilindro colocado num vaso cheio d'água. Esse cilindro, aberto apenas em cima, apresentava um pequeno orifício no centro da superfície da base. À proporção que a água, entrando pelo orifício da base, invadia lentamente o cilindro, este afundava no vaso e de tal modo que chegava a desaparecer por completo em hora previamente determinada.
Lilavati foi, afinal, com agradável surpresa, pedida em casamento por um jovem rico e de boa casta. Fixado o dia e marcada a hora, reuniram-se os amigos para assistir à cerimonia.
Bhaskara colocou o cilindro das horas e aguardou que a água chegasse ao nível marcado. A noiva, levada por irreprimível curiosidade, verdadeiramente feminina, quis observar a subida da água no cilindro. Aproximou-se para acompanhar a determinação do Tempo. Uma das pérolas de seu vestido desprendeu-se e caiu no interior do vaso. Por uma fatalidade, a pérola levada pela água foi obstruir o pequeno orifício do cilindro, impedindo que nele pudesse entrar a água do vaso. O noivo e os convidados esperaram com paciência largo período de tempo. Passou-se a hora propícia sem que o cilindro indicasse o tempo como previra o sábio astrólogo. O noivo e os convidados retiraram-se para que fosse fixado, depois de consultados os astros, outro dia para o casamento. O jovem brâmane, que pedira Lilavati em casamento, desapareceu semanas depois e a filha de Bhaskara ficou para sempre solteira."

Enfim, não vou colocar todas as fontes do que achei para escrever esse post, mas fiquem sabendo que tudo eu achei "cavucando" o google.
A maior parte das superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva tapava a cara com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Esse costume deu origem ao véu de noiva e ao cortejo de damas de honra vestidas de tons pastel e segurando um bouquet parecido com o ramo da nubente. Também para afastar os maus espíritos, prendiam-se canecos e outros utensílios de metal à carruagem ou montada nupcial o que derivou nas latas que se atam hoje em dia à traseira do carro dos noivos.
São inúmeras as superstições do dia de casamento e existem por todo o mundo desde tempos imemoriais, independente da culturas e da religião. Já, algumas mais recentes parecem ter motivações comerciais:
- Muitos americanos acreditam que o brilho imutável dos diamantes traz sorte ao casamento, o que, de algumas décadas para cá disparou a venda destas pedras preciosas nos EUA.
Outras superstições milenares e pagãs foram adaptadas ao cristianismo:
- Ao que me parece, originalmente o uso do véu para proteger a noiva dos maus espíritos e, depois, interpretado como sinal de modéstia e castidade (hoje em dia, no ocidente, são raras as noivas que casam castas, então o véu tornou-se mais algo tradicional do que mesmo para simbolizar o que quer que seja).
Outras ainda, servem aos propósitos de uma festa em que toda a gente se divirta, como partir copos depois do brinde (isso eu nunca vi nos casamentos que fui), atirar o bouquet às solteiras, leiloar a liga da noiva ou vender pedaços da gravata do noivo (acho que esse leilão da liga e a venda da gravata servem mesmo é para arrecadar fundos para os noivos).
O desejo de fertilidade e prosperidade financeira está também intimamente associado a muitos destes costumes. Aos noivos já se atiraram sapatos para dar sorte e em algumas culturas ainda se lançam pedaços de bolo, pão e doces. Globalizado está o hábito de lançar pétalas e arroz, que têm exatamente o mesmo sentido. Uma pausa, por favor: Meu povo, jogar sapato, pedaço de bolo, de pão e de doces nos noivos é demais!
São tantas as tradições são tantas que chegam a se contradizer:
- há quem acredite que chuva no dia do casamento é bom prenúncio;
- mas também se ouve que os aguaceiros dizem das lágrimas que a noiva há de chorar durante a sua vida de casada.
Também sobre as pérolas há superstições para todos os gostos: que a noiva que as usar evita prantos futuros; que por cada pérola que exibir, passará uma noite a chorar... afinal, a qual nos filiamos?
NOIVADO
Uma mulher não deve casar com um homem cujo apelido comece com a mesma letra que o dela.
Bom, aqui eu me salvei. O meu nome começa com K e o dele com G, os dois "apelidos" que ele tem ou começam com G (diminutivo do nome dele) ou com P (primeira letra do último sobrenome).
Uma mulher só deve pedir um homem em casamento nos anos bissextos, de outra forma arrisca-se a que o casamento não dê certo.
Eu achava que isso era coisa de irlandês...
A noiva não deve remover o seu anel de comprometida ate ao dia do casamento para não dar azar ao casamento.
Nesse eu já me lasquei. Isso é para noiva rica, né? Eu tiro a minha aliança para lavar louça, lavar roupa, varrer e passar pano na casa... Afinal, ela é uma joia e eu sei o quanto ela custou aos cofres dessa nova família.
Os anéis de noivado e as alianças de casamento devem ser usadas no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo existe uma veia que vai direto ao coração.
Isso é coisa de gringo, né? No Brasil a gente usa o anel de noivado na mão direita e o de casamento na mão esquerda.
DIA DO CASAMENTO
A noiva não deve ver uma campa aberta no dia do seu casamento.
Fui procurar no google o que é campa. Pelas minhas pesquisas pareceu que era cova, túmulo, algo do tipo. Então, meu povo, nada de ir para cemitério no dia do seu casamento... (cada coisa).
Se a noiva chorar no dia do casamento, é bom sinal, pois essas serão as últimas lágrimas que derramará em todo o seu casamento.
Até parece, mas até parece mesmo!!!! Mesmo em um casamento feliz a gente chora horrores. Chora quando está de TPM, chora durante a gravidez, chora quando segura os filho nos braços após o parto, chora quando alguma amiga casa. Ninguém está livre de chorar nessa vida.
Se o noivo deixar cair a aliança de casamento durante a cerimónia, o casamento não será dotado de boa sorte.
E se a noiva deixar cair? Como eu sou desastrada isso é plenamente possível.
Os votos não devem ser ditos depois de as horas começarem a andar para trás, ou seja, depois das 18:00.
Então, a maioria dos casamentos está fadado ao insucesso. Galera, case de dia para garantir!
O sábado é o dia menos feliz para realizar um casamento.
E qual é o mais feliz? Segunda-feira? Deve ser, porque a festa termina cedo e sai mais barato. De fato, é um dia em que é quase possível conseguir uma igreja. Hoje em dia, amiga, se você conseguir marcar o seu casamento para sábado saiba que o seu casamento será muito feliz, porque já começou com sorte.
O noivo deve chegar à igreja antes da noiva e deve entrar na igreja com o pé direito.
Se o noivo chegar à igreja depois da noiva, de duas uma: ou ele é muito lento ou a noiva é muito eficiente. Mas quanto ao pé direito, não custa nada, né amigo?
A menina das flores anuncia a noiva com flores como símbolo de fertilidade.
Isso é superstição? Para mim isso era apenas para simbolizar algo.
Se a irmã mais nova casar primeiro que a mais velha, a mais velha deve dançar descalça no dia do casamento da irmã. Se não o fizer, nunca encontrará um marido.
Ainda bem que eu não tenho irmã, só irmão. Já pensou? Dançar descalça? Do jeito que eu tenho agonia quando piso no chão sem estar calçada. Eu correria o risco de não encontrar marido se tivesse uma irmã mais nova e ela casasse primeiro.
Dá sorte casar num dia da semana em que o noivo tenha nascido, ou mesmo no seu dia de aniversário.
O meu noivo nasceu em uma quinta-feira, é um dia razoável para se casar já que hoje em dia, para os farristas, quinta-feira é quase final de semana - risos. Como ele nasceu em maio, também se eu conseguir marcar o meu casamento para o dia do aniversário dele (principalmente porque em 2013 será em uma sexta e em 2014 será em um sábado) terei muita sorte. Maio é um mês muito concorrido para conseguir igreja. Espera, se em 2014 eu casar no dia do aniversário dele, ou seja, em um sábado, isso anula o azar lá de cima, que diz que sábado é o dia menos feliz para realizar um casamento?
Para a paixão não se apagar e para o amor não vier ase desvanecer, é melhor casar em quarto crescente, nunca em quarto minguante:
Agora eu me lasquei. Já pensou, ter que olhar até o calendário lunar para poder marcar a data do casamento. Meu povo, isso é do tempo em que era fácil conseguir igreja para casar. Vocês já viram como está difícil marcar data de casamento nas igrejas das capitais? No interior eu não sei como está, se alguém souber e quiser compartilhar aqui eu agradeço.
Nunca se case numa terça-feira, nem num dia 13.
Já estão diminuindo as opções de dias...
Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada.
Na verdade, eu acho que é porque janeiro é um mês em que todo mundo está liso. Além de ter que pagar a fatura do cartão de crédito com todas as compras do natal, tem IPVA, IPTU, matrícula da escola dos meninos (se o casal já tiver filhos) ou mesmo da faculdade (se alguém do casal ainda não tiver se formado e estudar em faculdade particular)... O mês de janeiro, pelo menos para os Brasileiros, é um mês bem difícil.
Acho que com um bom planejamento financeiro isso se resolve.
Mesmo que você e seu noivo já vivam juntos, passem a noite antes do casamento separados.
Enfim, não entendo a razão disso tudo, mas não custa nada cumprir. Deve ser porque na véspera está todo mundo tão estressado com os preparativos, que é melhor se separar para não correr o risco de cancelar tudo - risos.
Como sem dinheiro é difícil ser feliz, convém levar uma moeda de prata dentro do sapato
Meu amor, onde eu vou conseguir uma moeda de prata? E já imaginou como deve ser difícil passar a cerimonia toda com uma moeda no sapato?
Quer dinheiro, meu filho, deixe de preguiça e vá trabalhar.
Para manter a chama acesa por muitos e longos anos, a noiva deve esconder um fósforo algures na lingerie.
Eu não sei o que é um fósforo algures, imagino que seja um fósforo desses de acender vela. Enfim, além de colocar uma moeda no sapato vou colocar um fósforo no sutiã (é melhor do que na calcinha, meu povo).
Para garantir muito sol no seu casamento, alguns dias antes leve ovos a alguma igreja de Santa Clara.
Como já foi dito no início, há quem acredite que chuva no dia do casamento é bom prenúncio, mas também há quem creia que os aguaceiros dizem das lágrimas que a noiva há de chorar durante a sua vida de casada. Eu acho que chuva pode estragar a festa se o seu buffet for descoberto. Então, melhor do que ir levar ovos a alguma igreja de Santa Clara é bom ficar atenta ao clima da sua região. No Ceará, por exemplo, há meses que é quase certeza chover e já há outros em que esse fenômeno climático é muito raro. Então, se você for casar em meses chuvosos, faça a festa em um espaço coberto e se você for casar em um período que dificilmente chove, dá para arriscar uma desta a céu aberto...
Enfim, todos conhecemos aquela superstição de que o noivo não deve ver a sua amada vestida de noiva antes da cerimonia. Em razão disso, e para evitar confusões os noivos judeus levantam o véu da noiva antes do início da cerimonia para confirmarem a identidade daquela que está prestes a tornar-se sua mulher (acredito que o véu delas deve ser bem opaco).
ROUPAS
A noiva não deve ajudar, nem ser ela a confeccionar o seu vestido de casamento.
Minha mãe ajudou a bordar o vestido dela e tem um casamento feliz há mais de 30 anos.
A noiva não deverá fazer mais do que uma prova do vestido.
Ai ai ai.... É muita coragem provar o vestido só uma vez.
A noiva não deverá provar o vestido completamente pronto antes do dia do casamento (deve faltar pelo menos um colchete, é preciso é que não esteja finalizado):
Que coisa de doido!
Se o vestido não for branco, pode ser azul mas nunca preto ou verde:
A cor do vestido é algo muito cultural. Na China dá sorte casar de vermelho, no ocidente o vestido branco simboliza a pureza da noiva, tanto que noiva que não fosse virgem não poderia casar de branco antigamente. Ainda bem que isso acabou. Já pensou?
O preto simboliza a morte e o verde está associado à infidelidade. Acho é graça desse verde de infidelidade, dizem que isso se deve às manchas que as ervas deixam nas roupa das mulheres que se agarram pelos campos com homens que não os seus legítimos esposos.
Nenhuma mulher presente na cerimonia deverá usar um vestido mais comprido que o da noiva
Se a noiva for casar com aqueles vestido tradicionais, com calda e tudo, é difícil alguém usar um vestido maior do que o dela (só se for uma louca "se passante"). Mas se a noiva resolver casar com um vestido curto, o que fazer com as senhoras idosas que foram convidadas (avós, tia avós, bisavós e afins)? Dá mini saia para as velhinhas também? Por favor!
Emprestar um vestido de casamento significa boa sorte para quem o recebe e má sorte para quem o empresta.
E alugar o vestido? Hoje em dia a maioria das pessoas de classe média aluga o vestido. Isso não é uma forma de pegar emprestado? Quer dizer que a pobre da moça que pagou horrores pelo primeiro aluguel está assinando o seu atestado de falência matrimonial?
Contradizendo isso, a maioria das pessoas que pegou emprestado o vestido da minha mãe acabou se divorciando, mas o casamento dela continua firme e forte. Eu acho é que dá azar casar com o vestido alheio - risos.
As damas de honra servem para confundirem os maus espíritos, para que não saibam quem é a noiva.
No Brasil isso não dá certo. As damas de honra normalmente são crianças. Acho que os maus espíritos devem conseguir distinguir uma criança e uma mulher adulta.
Usar pérolas no dia do casamento significa que por cada pérola serão derramadas lágrimas de tristeza.
Será que devo arriscar? Enfim, se o colar for curtinho, beleza, porque serão poucas as lágrimas - risos.
Amo pérolas, acho colar de pérolas a joia mais elegante que tem. Mesmo não acreditando em superstição, nessas horas a gente não quer arriscar. Mas se eu for acreditar em tudo isso eu já estou lascada desde o começo, pois todo dia tiro a minha aliança do dedo para cumprir os meus afazeres domésticos.
O véu protege a noiva dos maus espíritos.
Meu povo, o que protege dos maus espíritos é oração. (Para quem tem fé, obviamente).
Se a noiva rasgar o seu vestido no dia do casamento significa que o seu casamento terminará com morte.
Ué? Mas o objetivo não é esse: até que a morte os separe? Talvez, se o véu rasgar, a morte será prematura. Para garantir, é melhor casar com um véu curtinho.
É considerado sinal de boa sorte se a noiva encontrar uma aranha no seu vestido de noiva no dia do casamento.
Eca! E se for uma aranha caranguejeira o casal vai ter um caminhão de boa sorte.
Meu povo, boa sorte? O nome disso é falta de higiene. É sinal que alguém não limpou a casa direito.
BOLO DE CASAMENTO
A noiva e o noivo cortam juntos a primeira fatia de bolo para assegurarem uma vida de partilha.
E se não cortarem o fotógrafo joga uma câmera na cabeça de cada um. Essa foto e a do espumante (champagne é só para quem é chique e importou o seu) são obrigatórias, o fotógrafo não deixa você sair de lá sem ela. Estou errada?
As convidadas solteiras deverão levar para casa uma fatia de bolo de casamento e colocá-la debaixo do travesseiro, desta forma sonharão com o homem com quem irão casar.
Vão sonhar com o homem com quem irão casar e acordar com a cama cheia de formiga. Haja paciência!
DEPOIS DO CASAMENTO
O primeiro a adormecer na noite de núpcias será o primeiro a morrer.
Assim está garantido. Eu morro de medo de ficar viúva, desde que vi o sofrimento da minha avó paterna quando perdeu o meu avô. A mãe do papai é daquelas senhoras elegantes que mal deixam transparecer suas emoções, se está feliz ou se está triste ela tem sempre o mesmo semblante (coisa de quem nasceu naturalmente fina, mesmo sem ser rica). Quando o vovô faleceu, pela primeira vez, eu vi a minha avó mudar o seu semblante. E era uma tristeza tão profunda, tão massacrante, que me fez não desejar aquilo para mim.
A minha avó materna, legítima, perdeu o meu avô ainda jovem, com todos os filhos menores de idade ainda. A minha avó materna adotiva, ficou viúva antes do casamento da minha mãe, mas o vovô já era bem idoso. Uma outra avó adotiva minha ficou viúva quando eu já era adolescente, mas ela sempre foi muito emotiva, sempre chorou por tudo, então a reação dela não me chamou tanto a atenção assim.
Como eu durmo sempre antes e em questão de segundos (o dia que demorei mais para pegar no sono, eu fiquei 15 minutos deitada esperando para dormir), provavelmente na noite de núpcias não será diferente. Mas eu só peço a Deus para me deixar viver com saúde o suficiente para ver os meus netos crescerem.
Depois de casar, e quando entrar na nova casa pela primeira vez, a noiva não deve tropeçar nem cair, para que o casamento corra sem percalços. Daí a tradição do noivo levar a noiva ao colo quando entram na nova casa depois do casamento.
Pois bem, se o meu marido não me puser nos braços para entrar em casa, eu vou entrar andando com muito cuidado (porque tropeçar é algo muito normal para mim).
Atirar arroz, flores ou confetes aos noivos significa um casamento com fertilidade.
Lendo o verbo "atirar" nessa frase eu imaginei as pessoas jogando arroz nos noivos como naquelas cenas de guerra de comida dos filmes. Cruzes! Sejam delicados, meu povo. Só tenho pena desse lance de jogar arroz nos noivos porque penso no povo que não tem nem arroz para comer e a galera "jogando fora".
Em um dos sites que me serviu de fonte para fazer este post, vi outras superstições:
"Pelo mundo fora, diz-se que dá azar:
- Inglaterra: casar quando o ponteiro maior está em rota ascendente (ou seja nos segundos trinta minutos de cada hora.
- México: a noiva usar pérolas, porque simbolizam as lágrimas que chorará durante a sua vida de casada. Israel: oferecer facas como prenda de casamento. Se lhes oferecerem facas, os noivos devem transformar a oferta numa transacção comercial, pagando um valor simbólico pelo objecto.
- Japão: o número 4 simboliza a morte.
- Finlândia: nós de qualquer espécie durante a cerimónia. Como é que eles apertam os sapatos? Boa pergunta.
Pelo mundo fora, diz-se que dá sorte:
- China: a cor vermelha. No vestido da noiva, nas decorações, por todo o lado. Simboliza alegria e prosperidade.
- Japão: os números 9 (eternidade), 8 (prosperidade), 6 (fortuna) e 2 (harmonia).
- Rússia: partir os copos com que se brinda o enlace.
- Itália: o noivo transportar um pequeno objecto de ferro no bolso, para afugentar o mau-olhado.
- Escócia: uma mulher com leite nos seios preparar a cama nupcial, para favorecer a fertilidade dos recém casados"
Enfim, acho que vou arriscar e vou casar com o colar da minha sogra. Só não o farei se o decote do vestido não permitir. Uma das minhas superstições é não casar com bijuteria. Já que é para ser de verdade vamos usar joia de verdade, só não vou poder fugir do arranjo da cabeça (que terá que ser mesmo de strass porque não sou milionária para casar com um arranjo de diamantes e até os cristais svarovski estão fora do meu orçamento).
Apesar de não ser fã dos americanos, as comédias românticas que embalam as minhas tardes chuvosas de domingo me incutiram na cabeça a ideia do Something old, something new, something borrowed and something blue.
Se daqui para lá eu não me render ao medo de ter azar, o "something borrowed" do casamento religioso e o do casamento civil já estão garantidos.